Estrada Imperial, 901, Chácara Dora - Araçariguama/SP

Investir em gestão da saúde e segurança no trabalho dá retorno e reduz custos

Para uma indústria, investir e implantar um comportamento preventivo no que diz respeito à saúde e segurança do trabalhador não é uma tarefa fácil. Além de ações para promover a seguridade no ambiente laboral, não se pode perder a agilidade dos processos e produtividade. Neste sentido, métodos bem delineados de gestão para estruturar adequadamente boas práticas e acompanhar o desempenho relacionado aos indicadores de segurança e saúde são essenciais para a conquista de resultados em qualquer empresa.

Afinal, a gestão correta voltada à redução de acidentes aumenta a produtividade dos trabalhadores, reflete na redução de custos e permite ao empresário conhecer melhor riscos, áreas críticas e processos que necessitam de mais atenção.

Desta forma, é possível reduzir custos diretos e indiretos, como os advindos de penalidades ambientais e trabalhistas. É importante, assim, ter em mente que a gestão correta da saúde é fundamental dentro de uma empresa, porque as doenças ocupacionais e absenteísmo representam um alto custo.

O último estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) demonstra números alarmantes ligados a doenças ocupacionais nas indústrias. Os custos com saúde do trabalhador aumentaram quatro vezes nos últimos dez anos – 60% deste custo foi pago pelo setor privado – e, atualmente, o plano de saúde consome 12% da folha de pagamento das empresas. Nessa esfera, a manutenção e higienização de EPIs é absolutamente fundamental.

Compartilhe