Estrada Imperial, 901, Chácara Dora - Araçariguama/SP

Conheça a importância da Touca Árabe como EPI


Quando falamos em EPIs, a grande maioria, já pensa em luvas, capacetes, equipamentos industriais, entre outros. Porém, alguns dispositivos mais simples, são tão eficientes quanto os equipamentos industriais, por exemplo, a touca árabe.

Utilizadas há milhares de anos no Oriente Médio, conhecido pelo clima quente e desértico, a touca árabe nada mais é que um chapéu, que oferece proteção à cabeça e pescoço. Embora a touca sempre tenha sido feita com algodão, como Equipamento de Proteção Individual, é feita em poliéster, pois oferece maior proteção e, ainda, é hipoalergênico.

A principal função da touca é proteger o pescoço e cabeça, contra o impacto direto da luz solar e do calor, evitando o contato direto e a formação de queimaduras e bolhas, já que são áreas sensíveis do corpo.

Entretanto, não somente usar a touca caracteriza como EPI. Primeiramente, ela deve atender a recomendação de ser feita em material antialérgico, pois, com o calor, a pele fica abafada e pode causar alergia e irritações na pele. É necessário também que o equipamento faça a troca de calor entre a pele e o ambiente. Como a cabeça e o pescoço são regiões que transpiram muito, a touca deve ser de um material perfurado. Outro ponto é que, como utilizada muito em metalúrgicas e siderúrgicas, a touca não pode interferir no uso de outros EPIs, como roupa, óculos e capacete.

Outra área que utiliza a touca árabe é o setor da agricultura. Por ter muitos funcionários expostos à luz solar, a touca é fundamental para proteger a cabeça, pescoço e o rosto do trabalhador, já que algumas, possuem aba frontal, desempenhando o papel de um chapéu. Além do sol, o equipamento protege de fortes chuvas, porém, o produto deve ser fabricado em teflon, que é aprova d’água, permitido que ela escorra pelas laterais.

Com quase 30 anos de trajetória, a Renovy Higienização, se preocupa com o bem estar dos funcionários e seus empregadores. Conte conosco para obter os melhores EPIs e, também, cuidar da higienização deles. Além disso, realizamos serviços de lavanderia, higienização de uniformes, locação de toalhas e outros serviços industriais.



Compartilhe